sexta-feira, 12 de abril de 2013

Só sei que nada sei




Agora minha vida se resume a isso. A minha não, a de vários jovens. E esse texto tem muito clichê, eu sei, mas é porque eu achava que era não, sabe? É aquele negócio: todo mundo fala mas a gente nunca acha que é verdade. Muitas vezes é tragédia, mas nesse caso é realidade.

A única parte confortante é que não é um drama só meu. Mas perae,até agora eu não falei sobre o tema,né? É porque o tema é o título mesmo. Não sei de nada. Não sei o que vou fazer da minha vida. Não tem nada de está me ‘descobrindo’. Sei muito bem quem sou eu, e o que eu não quero. Mas o que eu quero? Não sei.

Ainda sou novo, terminei minha faculdade ano passado. É foda porque você acha que é só fazer faculdade e tá tudo certo,mas você muda. Tudo muda. Você conhece muita gente diferente, você vive muita coisa diferente. Mas chega uma hora que tudo o que você achava
que queria ontem, não é o que você quer hoje e muito menos vai ser o que você quer amanhã.
E o medo de uma vida profissional frustrada? E o medo de ficar pra titio? Será que eu fiz o
curso certo? Eu sempre quis ser bombeiro, mas descobri que meu negócio é trabalhar com
obra, e agora?Vou fazer concurso público? Vou abrir meu negócio? Vou pro exterior?

Tenho conversado com vários amigos meus e parece que estamos todos no mesmo
barco. Não sei se vai durar pra sempre. Parece que sim. Dizem que essa é a época da vida que
temos que arriscar. E fazemos. Mas temos medos. Sofremos pressões dos pais, do chefe, do
professor. Não queremos ser fracassados. Vemos amigos antigos já sucedidos
profissionalmente, outros na merda; Lemos que fulano de tal não sabia o que fazer na nossa
idade e hoje é rico; Lemos que fulano de tal na nossa idade não sabia o que fazer e não sabe
até hoje. Podemos ser esse fulano de tal. Podemos não ser.

Mas são as conversas de bar que nos conforta. As conversas pessoalmente. Temos que
compartilhar nossas frustrações. O que pode ser um grande problema pra gente, às vezes
nossos amigos vêem como um problema mínimo. Ou é a visão de um parente também. A vida
realmente não tem script. É tudo ou nada. Não há mais avaliações. Parece que não podemos
erra. Qualquer passo falso pode ser o último. Sei lá, pelo menos dizem que passa.

POR LUIZ HERCULANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário