segunda-feira, 22 de abril de 2013

Estagiário


              Se você entrar em uma sala e ele não estiver lá, quietinho, com certeza ele foi buscar o café ou saiu pra buscar uns documentos ou está atendendo o telefone. Humilhado por todos, com trajes simples, cabisbaixo, ansioso e inseguro. Esse é o perfil do famoso estagiário.
Ele está lá em todos os estabelecimentos. É quase um fantasma.
            Sendo estagiário por longos 4 anos, sei muito bem o que eu to falando. Somos os zero à esquerda das empresas. Todo mundo é seu chefe. Passamos o dia fazendo, vamos dizer, favores. Temos que buscar o café, aproveitar e buscar um documento não sei aonde, atualizar a planilha com os patrimônios da sala, ligar pra mulher do chefe e avisar que ele vai atrasar, buscar a impressão da secretária na volta e, ainda por cima, ouvir a frase que vira melodia aos ouvidos: ‘Você é estagiário mesmo’.  Estagiário é sinônimo de fazer o que ninguém mais quer fazer.
            E o pior ainda, é que os atuais funcionários sempre dizem que na época deles era pior. Não temos culpa. Eu ,apesar de ser trainee, me sinto estagiário porque não tem ninguém abaixo de mim. Mas ser estagiário é uma dádiva mesmo assim. É fazer amizade com o pessoal da limpeza,é não ter a responsabilidade de fazer trabalhos importantes, é se fazer de coitadinho pra conseguir ir embora mais cedo ou faltar quando tiver prova, é receber pouco e não precisar contribuir nas festinhas, é receber presente dos superiores, é ficar o dia nas redes sociais,é ser o centro das piadinhas, é ouvir conselhos, é fazer o que ninguém quer fazer mesmo e ficar feliz por está contribuindo( mesmo que pouco) . É uma época muito boa.
            Estagiário tem sim um papel importante na empresa. Não tão importante quanto o presidente, mas sua contribuição está lá. É o momento que a gente se acha gente grande, responsáveis. Começamos a criar responsabilidades com a empresa e com a vida também. É a época também que a gente aprende que a porta da rua é a serventia da casa e que a culpa sempre é do estagiário.


POR LUIZ HERCULANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário