sexta-feira, 19 de abril de 2013

De críticas construtivas o inferno tá cheio

Até porque mesmo todo mundo adora criticar todo mundo. E não precisa de falso moralismo e mentir pra você mesmo: você adora apontar os erros dos outros. Ainda mais quando há um acerto seu do lado. Somos seres humanos, a carne do pecado. E, pior, odiamos receber críticas. Nós nos achamos muito perfeitos, cheios da razão. Mas eu posso mudar seu ponto de vista. Eu pelo menos odiava...
                Como eu disse eu odiava ser criticado. Como é que alguém tem a audácia de dizer que logo EU to fazendo alguma coisa errada? Mas graças a Deus minha cabeça é grande o suficiente pra ter um espaço pra guardar a compreensão. Até porque, se você parar pra pensar, aonde há crítica há melhorias. E quando ela vai embora, entra o comodismo. Acho que deve ser por isso que eu não tenho tanto apreço por trabalhos mansos. Enquanto não somos subestimados , nós  nos acomodamos. É verdade.  ‘Pra quê que você vai caprichar nesse relatório que você faz todo dia?‘ Nós somos movidos a prestígio. De vez em quando caprichamos em algo que fazemos e, na maioria das vezes, é pra benefício nosso.
                Não quero dizer que adoro ser criticado, mas gosto de ser subestimado. É aí que mostramos nosso potencial, nosso melhor. Somos preguiçoso e pré-potentes. Mas a vida tá aí, né? Ou a gente se adapta ou acaba ficando pra escanteio. Mas também não é pra ficar buscando defeito nos outros e nem deixar pra que os perfeccionistas de plantão monte em cima de você. Dá uma relaxada de vez em quando é saudável. Não somos de ferro.
                Uma dica que eu dou é que ouçam. Geralmente, quando a gente recebe uma crítica, na verdade a gente tá ganhando uma nova oportunidade, ou até uma melhoria. Até porque é mais fácil você refazer aquele relatório que você faz todo dia, do que ter que atualizar seu currículo pra um novo emprego...


POR LUIZ HERCULANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário