sexta-feira, 1 de março de 2013

Concurso Público

João tem 19 anos, trabalha no período da manhã e faz faculdade a noite. Todos os dias ao chegar em casa, cansado, é obrigado a ouvir as lamentações do pai pela opção do curso e porque não faz um concurso público. Por quê João? Por quê não fazer um concurso público? Estabilidade de emprego, trabalha pouco, ganha bem, tem uma boa aposentadoria e pererê e parará ...a mesma ladainha que todo jovem, principalmente de Brasília, está cansado de ouvir dos pais e familiares. Mas ser um servidor público é tão gratificante assim? E a realização profissional?
Talvez um dos fatores que levaram João a não seguir a carreira no setor público seja simplesmente o fato de não agüentar trabalhar no mesmo lugar, exercendo a mesma função por 20 anos. Isso acontece com muitos concursados públicos, que passam anos estudando pra tão esperada remuneração, estabilidade e aquela ladainha toda, e ao chegar o grande dia se vê trabalhando na copiadora, digitalizando documentos ou até carimbando processos. Há relatos de pessoas que após conseguirem o tão sonhado prêmio (passar num concurso) engordam, entram em depressão, começam a ter problemas de saúde, dentre outros.
É algo há muito ser pensado. Não é simplesmente sentar e estudar pro primeiro concurso que aparecer, tem que analisar direitinho pois é uma carreira como qualquer outra. Se você não gosta de dirigir, você não vai virar motorista. Se você não gosta de animais, você não vai estudar pra ser veterinário. Outro fator muito relevante é o salário. No serviço público você pode passar anos e anos ganhando o mesmo salário, não importa se você tem mestrado. doutorado ou o diabo-a-quatro.
E a justiça? É realmente justo o salário de um digitalizador? Ganhar uns R$ 2.000,00? Esse salário é pago do nosso dinheiro, dos nossos impostos. Muitas pessoas falam mal dos deputados que superfaturam nos seus projetos e tals mas e isso aí? É justo? Fora a qualificação. O serviço público perdeu sua credibilidade, as pessoas não trabalham pra servir ao público, elas trabalham pra encher o bolso. Há regalias é claro, mas e o serviço em si? Essa zona que é o governo também pode ser conseqüência desse "superfaturamento".
O Brasil também perde nisso. Muitos qualificados entram no serviço público e deixa a iniciativa privada doida a procura de profissionais para suprir esse necessidade. Não estou dizendo que o serviço público é uma merda. Só quero mostrar a quem interessar que pode ser uma frustração e não é só alegrias. O serviço público pode ser uma ótima escolha mas o setor privado também. E às vezes só precisa de organização pra se dar bem no serviço privado. Se vc quer uma boa aposentadoria e você está trabalhando, começa a juntar um dinheiro a partir do primeiro salário. Você se sente ameaçado? Começa a estudar pra se qualificar e procurar outro emprego. Aos 50 anos você pode estar tão realizado quanto uma pessoa no setor público.
Já trabalhei em órgãos públicos e o que eu disse aqui são fatos. Então, boa escolha!
Ah e o João? Conseguiu uma promoção, foi pra São Paulo, estudou outros idiomas, subiu de cargo, comprou um carro, trocou de emprego, virou chefe, comprou um apartamento, fez um mestrado e casou. Poderia ter se dado muito mal, mas se deu bem. Independente da opção, você tem que fazer uma e arcar com as conseqüências.

Por Luiz Herculano

2 comentários: