sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Diário de Ônibus

Com a ajuda muito simpática do meu amigo Luiz Herculano, elaboramos esse diário de bordo de um usuário de transporte coletivo. Acho que esse texto seria um bom roteiro pra um documentário digno de indicação ao Oscar de Documentários Estrangeiros, se é que existe essa categoria, mas se não existe poderia ser criada só pra esse texto ganhar a estatueta!


Transporte Coletivo

Transporte coletivo, para quem não sabe, são todos os meios de transporte que não são seus, e são servidos por terceiros (by Wikipédia). Ou seja é buzão, é metrô,é taxi – mas venhamos e convenhamos que táxi é luxo – enfim, o transporte coletivo é um grande problema pra sociedade. Quem nunca passou mais de uma hora na parada esperando ônibus ou precisou esperar um metrô vazio porque todos os vagões estão lotados? Pois é, o transporte coletivo é essencial pra qualquer ser humano, principalmente pra classe menos favorecida (é nóiz!).
E os passageiros?! Já não basta ter ficado uma hora esperando o infeliz (leia-se ônibus e/ou metrô) passar e quando enfim você consegue entrar tem um cidadão ouvindo música (geralmente funk ou rap) alta, ou fedendo, ou os dois, ou aquela senhora mal educada com suas 2334532 sacolas empurrando todo mundo.
E as freadas do motora?! Quem nunca comentou com alguém "esse motorista acha que tá carregando a mãe dele nesse ônibus"? É de lascar...
E os pedintes e vendedores ambulantes?! Cara, às vezes você tá tirando aquele cochilo que você guardou o dia todo (porque cocho de ônibus é sagrado!)e tem um cara contando a mesma história de ontem (aquela história que ele era ex usuário de crack e tá vendendo canetas pra ajudar uma casa de recuperação) e exige a contribuição diária, que na verdade já virou tributo pois tem uns que até de xingam se a gente não contribuir.
E o governo?! Estão pouco se lixando . São paradas caindo aos pedaços, ônibus quebrados e atrapalhando o fluxo dos outros veículos, tarifas de passagens caríssimas, greves, descumprimento de horários, entre outros problemas. Mas sejamos sinceros, o governo não tem 100% de culpa. No carnaval mesmo um grupo de meliantes simplesmente por "diversão" tiraram o extintor de incêndio dos bancos e quebraram os vidros da porta do metrô. Então eu acho que falta um pouco de conscientização tanto da população quanto do governo. A população precisa se conscientizar de que transporte público é uma necessidade e ir atrás de um transporte digno.
Mas ele não é assim tão ruim. Pode ser um meio de diversão também. Quem nunca se perdeu numa história alheia e quase perdeu o ponto de descida ou ficou chateado porque a pessoa teve que descer no meio da história? Quem nunca sentou perto de uma senhora simpática e conversou por horas e horas? Quem nunca paquerou no ônibus (não adianta mentir que todo mundo já fez isso!)? Ou sentar no banco dos idosos e fingir que tá dormindo pra não precisar levantar?
É isso mesmo, o transporte público tem seus prós e contras. Não adianta meter o pau se você ficar de braços cruzados. O ônibus atrasou? Liga no 156. Quebrou? Liga de novo. Precisamos de mais ação e menos reclamação, porque é um direito nosso!


Créditos novamente: queridíssimo Luiz Herculano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário